04/09/2010

Cap 3 - O Cego de Jericó - Parte 2

DEPOIS


“DEPOIS, FORAM PARA JERICÓ. E, SAINDO ELE DE JERICÓ COM SEUS DISCÍPULOS E UMA GRANDE MULTIDÃO, BARTIMEU, O CEGO, FILHO DE TIMEU, ESTAVA ASSENTADO JUNTO DO CAMINHO, MENDIGANDO.” MARCOS 10:46

“DEPOIS foram para Jericó.”

O grande desafio desta passagem que estamos trabalhando (a cura do cego) é entender o significado de Jericó em nossas vidas. Parece que conseguimos esclarecer muita coisa no tópico anterior. Outros esclarecimentos virão com o tempo. Quem entende o primeiro versículo entende o texto todo. Quem entende o sentido de Jericó percebe claramente porque Jesus e os discípulos vão a Jericó depois, não antes.

Porque o advérbio de tempo apresenta uma relação com a natureza do ambiente. Ou seja, se vão a Jericó DEPOIS é porque vão a outros lugares antes. Nada no evangelho está fora do lugar, nada é mera narrativa, tudo está encadeado, tudo tem sentido, tudo é referência à nossa existência em todos os tempos.

Se Jericó é o ambiente e a estrutura onde ficamos unicamente apegados aos aspectos materiais da vida, geralmente quem aí alicerça suas bases não quer sair. Por isso o Cristo diz “vinde a mim todos vós, que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Ou seja, é como dizer “eu vou a vocês a todo o momento, vocês não se atentam para meu chamado. Quebrem a cabeça. Quando estiverem cansados e oprimidos (o apego às coisas do mundo não apenas cansa, mas oprime) venham a mim e eu aliviarei o problema (não resolvo).”

Logo, Jesus vai DEPOIS a Jericó, porque a misericórdia divina se direciona antes àqueles que estão levantando uma bandeira de reparação, àqueles que querem mudar. Afinal de contas, enquanto a vida de alguém for aquela que ela elegeu para si porque alterá-la? A salvação (objetivo é ir além dela) só é importante para os que querem salvar-se. Mas não nos preocupemos, cada qual tem o seu momento de sair de Jericó.

Deu para perceber como o texto é importante e atual? E profundo?

Olhe só, vamos repetir o versículo em questão: “DEPOIS, foram para Jericó. E, SAINDO ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. Marcos 10:46”

Quem está em Jericó, e ajustado na sua linha de vibração e interesses, não quer sair. E geralmente não sai espontaneamente (nem as muralhas que envolvem essa cidade permitem que novos chamamentos alcancem a criatura). Logo, é fácil notar, o cego foi atendido na SAÍDA de Jericó, não na entrada. Ele já queria sair, já não estava feliz naquele ambiente, e tanto não estava que ele se colocou à beira do caminho. E, mais ainda, após curado "seguiu a Jesus pelo caminho".

Mas não nos inquietemos, seja por nós ou por outrem. Cada qual tem o seu momento de despertar para ângulos superiores da vida. Sabemos que onde Jesus entra arregimenta corações. Conforme o versículo, entram em Jericó Jesus e seus discípulos, saem de Jericó Jesus, seus discípulos e uma grande multidão. Isso é muito bonito. E como cada qual elege o seu sistema de vida, e a vida respeita o livre-arbítrio de cada um, esse entrar não tem o objetivo de precipitar a evolução, de apressar o encaminhamento dos acontecimentos, mas acolher os que se encontram à beira do caminho, os que estavam com a luz e ela apagou, atender as criaturas já predispostas a receberem auxílio e entrarem em novas faixas de vibração. Por isso o cego foi curado à SAÍDA de Jericó.

A misericórdia é tão espetacular (muitas vezes não a valorizamos porque não a entendemos) que o verbo FORAM nos menciona o direcionamento do auxílio junto aos aflitos e necessitados, a indicar-nos que ela vai, não escolhe ambientes, não seleciona candidatos. Aguarda a nossa proposta de adesão. E o que nos capacita a estar com o grande amigo da humanidade inteira não é lugar onde, mas um estado de alma. A luz sempre angaria os que buscam ter visão.

24 comentários:

  1. Exelente!!!!!! Gostei muito desse estudo e compreendir muitas coisas k antes nao entendia.... parabens.

    fabiana

    ResponderExcluir
  2. O para o que esta aki ate uma criaça ja sabe liga para mim e eu te dou uma aulas de biblia FRAQUINHO demais ...vai estuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODO ENSINAMENTO DEVE SER RESPEITADO,DESDE QUE SEJA DENTRO DA BIBLIA,FICA AQUI O MEU RECADO.

      Excluir
    2. a nessecidade de um cego fez ele chegar ate jesus pois ele nao tinha valor para homens natural ms pra jesus ,,ele tinha um valor

      Excluir
    3. Fariseu hipócrita!

      Excluir
  3. Concordo a resposta anterior a minha, pois todo o ensinamento deve ser respeitado e se o amigo acima desta mesma resposta que mencionei que se diz superior a todos, o super entendido que dá aulas deveria saber ser mais humilde pois o Senhor nos disse que os que se humilham a seus pés serão exaltados pelo Senhor e verão sua glória já os que exaltam a si próprio estes serão humilhados, no resumo: eu posso ter estudado muito mais não tenho o direito de humilhar ninguém, cristão que é cristão carrega a humildade dentro de seu coração e e envia palavra que ajudem a seu próximo e não a palavra para matar a fé de seu irmão.
    Ao meu amigo que postou este assunto sobre Bartimeu, o Senhor é contigo varão e continue em sua posição, deixe o espiríto Santo de Deus trabalhar em sua vida, pois terás sabedoria de sobra para ensinar a muitos que procuram uma palavra de fé, palavra esta que pode resgatar vidas para o Senhor Jesus, fique na paz do Senmhor.

    ResponderExcluir
  4. E O MAIS IMPORTANTE QUE DEUS NAO ESCOLHE OS CAPACITADOS E ESSE IRMAO QUE DEU ESSE ESTUDU AI FOI ESCOLHIDO E CAPACITADO POR DEUS ,,,,,,,,,,,,,,,GLORIAS A DEUS

    ResponderExcluir
  5. meu nome e pedro ,olha tenho muitas duvidas como; quem era timeu? de que desendencia ele vinha? sera q e verdade que a capa de bartimeu tinha um brasao como simbulo dado pelos governantes da epoca permitindo que ele pudesse pedir esmolas? ele nao era cego de nacensa se sabe,,, mas sera que ele foi vitima dos pecados dos [antepasados que cobntradiserao a josue, que AMALDIsUOU A QUEM EDIFICASSE A GERICO em nome de deus ? como ele ficou cego? [[[pedroeniggma@hotmail.com ]]]] se tiverem alguma resposta comprovada na biblia ou teologia teorica com fundamentos ,, res....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bar em aramaico é filho e Timeu é lixo, por algum motivo o nome foi duplicado ele era filho de Timeu duas vezes.
      Era uma especie de apelido até porque ninguém iria colocar o nome do Filho: Filho do Lixo. é provável que por ser cego mexia no lixo.

      Excluir
  6. Esses que se dizem ser letrados morrem na suas muitas letras, pois muitas das vezes se tornam vazios do Espirito Santo de Deus.
    Tem gente que não ensina e nem deixa os outros ensinar!
    Ei letrado cuidado para não ir parar no inferno com muitas letras de homens....
    Fariseu hipócrita!

    ResponderExcluir
  7. amei este estudo 20 7 2013 , houve uma pregação sobre o cego de jericó no fim o pastor perguntou a igreja jesus pergunta? o que queres que te faça eu do banco da igreja disse bem alto abra os meus olhos porque quero ver sei que DEUS TEM MUITO MAIS PRA MIM PEDI A Deus E ABRIU ME OS OLHOS moro no jabaquara e Deus me deu uma casa em ITAQUA sempre perguntei a Deus porque tão longe está casa ? então entendi que está relacionado no FORAM no ide até os aflitos á casa está quase pronta sem contar que tem um salao para o novo trabalho do meu esposo UM DIA APOS A PREGAÇAO ENCONTRE UM IRMÃO DE OUTRO CONGREGAÇAO E FALAVA DO CEGO SE JERICO E MOSTRAVA QUE JESUS ANDAVA DE CIDADE EM CIDADE NAO FICAVA NO LUGAR ELEITO PARA SI MESMO ASSIM SERA NA VIDAS DOS CHAMADOS DE JESUS CRISTO AMÉM

    ResponderExcluir
  8. Apesar de todos os comentários serem contrapostos, eu agradeço a Deus pela palavra,pois, enquanto muitos pedem materialismo e bem estar, bartimeu, queria ver novamente, para assim terminar sua missao na terra, ao lado do mestre. Que bom seria se todos abrissem os olhos para Ele!

    ResponderExcluir
  9. a biblia diz q Deus nao escolhe os capcitados , porem da forças aos fracos e capacita os escolhido e bom esta na vocaçao q deus chamou

    ResponderExcluir
  10. É gratificante um estudo com tamanho suporte!
    Gostei muito!hoooooooooooooo Gloooria!

    ResponderExcluir
  11. aqui esta o sentido da exortação da palavra o cego de jericó.
    o cego são pessoas que vê somente com o olho do corpo, mas não vê com o olho do espirito.
    quais são as armas que cegam os crentes> o ódio, a inveja, o ciume, as vaidades, o egoismo, o orgulho, a arrogancia, a ignorancia, a dureza de coração, a teimosia, o sabe tudo aos seus próprios olhos, a falta de humildade, buscar glória para sí mesmo, etc... tudo isso são armas do do diabo para cegar os cristãos, e muitos estão caindo nesses laços do diabo.
    aqui vai um conselho, hoje se voce ler esta explicação voce vai acordar para a realidade e os seus olhos serão abertos hoje mesmo pelo poder que sai da boca de jesus, o cristo que quer iluminar a sua mente e abrir os olhos de seu espirito. o maior cego é aquele que não a exortação dessa interpretação da história do cego de jericó, se voce após essa leitura não acreditar nessa explanação infelizmente voce vai continuar cego.
    deixa hoje mesmo, os teus inimigos que voce adquiriu na cidade de jericó, e aceita a exortação do espirito de jesus na sua vida, e tu e a tua casa chamada coração recebera a paz de Deus dentro dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém vaso de honra, eu no início da caminhada, e essas suas palavras edifica com certeza Deus é contigo, graça e paz.

      Excluir
  12. o cego sempre esta tropeçando aonde vai e aonde anda, onde ele passa ele deixa um vexame ou uma crítica, pois ele não tem entendimento das coisas espirituais e não discernem as mesmas; o cego vive dando trabalho para os outros irmãos, pois ele não enxerga o que esta fazendo.
    o cego vive dependendo dos outros e não de jesus, pois ele não enxerga o senhor e sim os outros, o cego vivem criticando os outros e falando mal dos seus irmãos pois ele nunca enxergara a verdade porque os seus olhos estão fecado para ver a verdade, ele só vê o erro nos outros e ele sempre esta certo isso ´uma cegueira espiritual que precisa ser curada urgente antes de cair num buraco da infelicidade eterna;
    voce precisa urgente de clamar a jesus com toda a força de sua alma e do seu coração para receber a misericórdia de Deus por jesus o mais rápido possível.
    buscque a sua libertação andando nesse caminho de pregação e de raciocionio espiritual na tua vida

    ResponderExcluir
  13. essa é a resposta da leitura do cego de jericó, hoje mesmo o senhor quer abrir a tua mente para entender a sua palavra e seguí-la de forma correta conforme o senhor requer de cada um membro no interior do coração de cada um.

    ResponderExcluir
  14. se voce acreditou nessa exortação dê uma noticia para quem escreveu este assunto para ele poder considerar avaliar a importancia do seu escrito

    ResponderExcluir
  15. sansão | Dalila, ficou cego mas antes, ele enchergava o senhor, mas porque ficou cego, ficou devido a sua vaidade de querer brincar mostrando o seu Don aos seus inimigos flisteus, os quais iludiu a sua mulher, e acabou ela seduzindo o homem de Deus e o enganou entregando ao seus adverssarios. o que eu quero dizer com isso< é que hoje percebo muitos profetas que receberam o Don de Deus, mas vivem em ajuntamento demonstrando e buscando gloria pelo Don que tem.
    infelizmente muitos estão brincando com o Don, disputando quem é o maior em profetizar.
    muitos infelizmente ja se tornarem cegos espirituais por agirem dessa forma.
    Sansão ficou sem Don por revelar o seu segredo, muitos desses profetas que pregam para ser visto por outros como se eles é alguma coisa, os tais, estão cegos sem ter noção do que estão fazendo.
    o Don de Deus é para livrar o povo da mão do inimigo, ou seja, da mão do diabo, pois o mesmo iludem o povo oferecendo para o povo fama, desejos carnais, glória humana, mulheres, e sapatiados em movimento de orações,
    tudo isso é um certo tipo de floreação de Dons.
    cuidado meus caros irmãos, para que esta epidemia florada do tigrão, não venha te pegar.
    a palavra de Deus não muda e não acompanha as vaidades, pois ela sempre é moderna e nunca mudara a sua essencia, o povo busca mudança mas Deus busca um coração firme e confiante nele.

    ResponderExcluir
  16. Não sabemos o seu nome Bartimeu, como o texto mostra era filho de Timeu, e o nome Bartimeu vem da junção do sufixo BAR que indica filho de . Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.

    Tornou-se um revoltoso. Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região. Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai. .

    ResponderExcluir
  17. meus irmãos no lugar de está discutindo sobre quem escreve melhor ou não vamos ganhar as almas para o reino de DEUS..

    ResponderExcluir
  18. Na ocasião em que ocorre esse grande milagre, não devemos esquecer que a lição verdadeira do episódio é que havia esperança desse grande encontro: do cego e do que pode curar a cegueira, ele ouviu falar que Jesus iria passar naquele lugar era o momento do milagre tão esperado, era o momento da pergunta que muitos querem ouvir...; oque queres que eu te faça?(lc18:41), Jesus estava com os seus discipulos e uma grande multidão que os acompanhavam, todos tiveram oportunidades de gritar por socorro ao Senhor, mas aquele era o momento daquele homem cego que precisava sair da beira daquele caminho; então ele não se importou com a multidão pois os seus olhos não podiam assistilos, então Jesus percebeu que se tratava de alguém que não cessava de clamar e fez um grande milagre que só ele poderia fazer, porisso não cesse de clamar! Jesus está te ouvindo. que a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...