26 de out de 2014

Cap 46 - A Verdade Vos Libertará - Parte 4

O EVANGELHO TRANSFORMA

A gente não tem o que discutir, a edificação própria, efetivada de dentro para fora, é uma questão imprescindível.

E esta edificação é decorrente de quê? Do conhecimento e da sua consequente aplicação. Quer dizer, temos que ouvir e assimilar os ensinamentos e preceitos oriundos do plano superior, todavia temos também que agir segundo o que aprendemos e somos orientados. Porque se não fazemos o bem que aprendemos melhor seria não sabermos, para não sermos tributados com taxas de maior sofrimento nas grades da culpa.

E esse aprendizado é constante, tem que se dar de forma continuada, razão pela qual o mestre diz que precisamos permanecer na sua palavra. E sabe porquê? Porque permanecer é continuar e o processo de aprimoramento espiritual não comporta improvisações de qualquer natureza. Pelo contrário, na luta renovadora somos continuamente convocados a assimilar padrões, administrar o tempo, fazer escolhas mais acertadas, ampliar sentimentos e desenvolver virtudes. 

Aquele que consegue trabalhar com carinho e paciência os valores que vai recebendo se mantém sintonizado com a fonte irradiadora das vibrações positivas. A sequência normal dentro da linha de regeneração é trabalhar dessa forma.

Abrir valores pela linha informativa e aplicá-los, o que ocasiona a incorporação efetiva do que temos recebido. Assim fazendo duas coisas acontecem: nós passamos a adquirir aquele senso de discernimento no que diz respeito ao padrão que chega e abrimos espaço mais ampliado para recebemos novos padrões.

Em se tratando de estudo, o evangelho é disciplina que temos dificuldade em aprender. Talvez por falta de interesse mesmo. Achamos que não é tão importante.

Só que nós não estamos falando aqui de evangelho em termos de religião no seu sentido tradicional. Nada disso. Estamos falando de evangelho no sentido científico de aplicação para um melhor viver. Vamos colocar uma coisa na nossa cabeça: sem o seu conhecimento nós não solucionaremos os nossos maiores problemas, tanto do presente como do futuro. Sem essa noção de vida na acepção ampliada, sem o vínculo constante com a linha filosófica vinculada ao evangelho vamos ser candidatos fadados, mais cedo ou mais tarde, à frustração e ao desencanto, independente das vitórias materiais que nós pudermos alcançar.

Se você quer crescer, se ambiciona algo, se aspira ser mais feliz, precisa se convencer, melhor agora do que mais tarde, de que no plano da iluminação espiritual inexiste fonte alguma além do evangelho. Roteiro para a ascensão de todos os espíritos em luta e aprendizado no planeta, é de sua aplicação que decorre a luz do espírito. E ponto.

Só a evangelização do homem pode conduzir as criaturas a um parâmetro superior de compreensão da própria vida. Só ela proporciona condição de vivermos com segurança e tranquilidade. 

O conhecimento do evangelho constitui a claridade transformadora da própria vida. Nos confere o dom de entender o porque das coisas, saber acerca da lei de causa e efeito, compreender o nosso presente, tudo o que nos acontece, a mensagem das circunstâncias e o significado de cada coisa no caminho do infinito.

Temos falado de estudo e o estudo é fundamental. Em qualquer situação o estudo prepara, mas apenas a aplicação dos ensinamentos de Jesus pode iluminar, redimir e engrandecer o espírito. Vamos guardar: a instrução informa (prepara), a aplicação forma (solidifica), mas só o evangelho transforma (melhora).

O Cristo divino concedeu-nos o evangelho para que a nossa análise não se mantenha fria e obscura.

Estamos aprendendo que não basta apenas adquirir componentes para viver e realizar-se interiormente.

Pense no seguinte, muitos aceitam a verdade, entendem-lhe as lições, advogam-lhe a causa e proclamam seus méritos, entretanto, a verdade libertadora é aquela que conhecemos na atividade incessante do bem. Ninguém se realiza interiormente sem uma profunda capacidade de horizontalizar a sua capacidade de amar, servir, compreender e entender. Está percebendo? A lição sublime está nos projetando para um sistema novo dentro da metodologia do aprende e faz. 

Se antes aprendíamos pelo impacto da justiça, a boa nova chega e nos projeta para aprendermos sob a tutela do amor.

E o que estamos fazendo? Aprendendo evangelho para ver se melhoramos a nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...