2 de dez de 2014

Cap 47 - O Filho do Homem (2ª edição) - Parte 1

CONCEITOS INICIAIS

“3JESUS RESPONDEU, E DISSE-LHE: NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS. 4DISSE-LHE NICODEMOS: COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO? PODE, PORVENTURA, TORNAR A ENTRAR NO VENTRE DE SUA MÃE, E NASCER? 5JESUS RESPONDEU: NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE AQUELE QUE NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS.” JOÃO 3:3-5

“E EU VOS DIGO QUE, ENTRE OS NASCIDOS DE MULHERES, NÃO HÁ MAIOR PROFETA DO QUE JOÃO O BATISTA; MAS O MENOR NO REINO DE DEUS É MAIOR DO QUE ELE.” LUCAS 7:28

"Jesus respondeu: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3:5) A expressão "filho do homem", utilizada por Jesus, e tantas vezes presente no evangelho, tem sentido bastante interessante.

Para início de conversa, se falamos em nascimento imediatamente nós pensamos em filho. Certo?

Afinal, o que é nasce é  filho. E se ele menciona "filho do homem", e inclusive se define como sendo, é porque há outro tipo de filho que não o de homem, e que é o filho de mulher. Concorda? Do contrário, bastaria apenas utilizar a expressão filho.

E em relação a filho de mulher ele exemplifica João Batista: "E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista." (Lucas 7:28)

Então, vamos lá, o que é filho? Filho é aquele ou aquilo que é oriundo de, que se origina de, que resulta de, procede de, que é consequência ou descende de. Outro ponto interessante é que ao mencionar "aquele que não nascer da água e do espírito" ele faz referência a dois tipos de nascimentos. Porque temos aí a presença de dois componentes bem distintos: água, que é componente corpóreo, tangível, material; e espírito, que por sua vez apresenta uma natureza diversa.

O filho de mulher é aquele que reencarna. Surge pelas vias da reencarnação. Define o nascimento através da água.

Como disse Jesus a Nicodemos, nascer da água refere-se ao nascimento material, corpóreo, sob o plano concreto. Então, filho de mulher nós sempre iremos pensá-lo em termos de reencarnação. Significa reencarnar, pressupõe a fecundação biológica, entre espermatozoide e óvulo, que propicia condições de retorno do espírito ao plano físico para que ele continue a sua evolução. Surge do impositivo da lei, da necessidade evolucional, onde é imperativa a ocorrência da reencarnação (para maiores esclarecimentos, leia João Batista 2ª edição, na parte do Batismo).

E se nascer da água é reencarnar, para entrar no reino é preciso mais do que isto.

Vale lembrar que não basta apenas encarnar e desencarnar, pois todos os dias formas se fazem e se desfazem. Não é isso? Há criaturas que vivem encarnações atrás de encarnações e o grau de progresso conquistado é muito pequeno.

Filho do homem significa o nascer do espírito. E é óbvio que não estamos nos referindo ao nascimento de um novo espírito, mas sim no sentido de uma nova postura íntima. Representa dar luz a uma mudança. É o nascimento sob o prisma espiritual, dentro de uma mesma reencarnação. É aquele que nasce dele mesmo.

Nasce, cresce e se evidencia pela capacidade de transformação de si mesmo, sob a tutela amorável de Deus. Surge pela fecundação psíquica. É elaborado pela concepção interior. Constitui a criação de uma nova personalidade. Isto tem que ficar claro. Aquele que antes precisava da reencarnação para aprender passa a evoluir hoje muito mais pela renovação. Está percebendo? Adotando os ensinamentos do Cristo a criatura aprende e renova-se. O filho do homem nasce por mudanças reeducacionais. Jesus, penetrando o íntimo, desativa as reencarnações.

E para entrar não adianta reencarnar. Tem que nascer do espírito, e nascer do espírito é renovar-se.

Para que a gente possa renovar nós temos que trabalhar uma estrutura trazida que é o cristo íntimo, ou seja, o cristal não burilado que representa o cristo está dentro da gente. O filho do homem nasce dele mesmo pela renovação. É aquele que aprende e renova-se. E qualquer um de nós está matriculado nessa escola de filho do homem. Podemos até ir além, não há como nos redimirmos e nos libertarmos sem operarmos este nascimento. É preciso renovarmo-nos. O conhecimento chega e vamos dando corpo a esse elemento, esse é o sentido do filho do homem.

O evangelho é muito objetivo: "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Vamos ser realistas, a visão desse reino dos céus todos nós, sem exceção, de alguma forma já possuímos. A questão, então, não é a visão, o desafio é a entrada. E para que essa entrada se faça inúmeras reencarnações nos são propostas pela misericórdia divina. Porque se a reencarnação nos possibilita a visão, nós podemos reencarnar, reencarnar e continuar, como muitos espíritos continuam, apenas na visualização do reino. E o texto continua: "aquele que não nascer do água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus." Jesus está dizendo para nós que não tem como entrar efetivamente se não nascer do espírito. O nascimento pela água possibilita a visão e o nascimento pelo espírito a entrada. A entrada só se consuma pela ação do indivíduo, que representa o nascer de uma personalidade nova no seu sentido não de proposta mental, mas de realidade estrutural e vivencial da pessoa. Aí, sim, nós vamos ter a presença do entrar. Deu para acompanhar? A entrada é pela mudança. É pelo nascer do espírito que vamos ter a presença efetiva do entrar.

O que vale é a renovação interior com acréscimo de visão, para seguirmos à frente com a verdadeira noção de eternidade em que nos deslocamos no tempo.

E a elaboração do filho do homem, como a evolução, não é algo que acaba. Sequencia. O dia em que deixarmos de gerá-lo nos dissociaremos da condição de filho de Deus, afinal de contas, o progresso não sofre estacionamento e a alma caminha sempre, atraída pela luz imortal. Assim, ninguém acredite que o mundo se redima sem almas redimidas. Não dá. Simplesmente não adianta querer formar uma Terra clareada e colocar outros espíritos nela, porque os espíritos são os mesmos, que se projetam pela elaboração de uma nova personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...